terça-feira, 18 de setembro de 2018

A dificuldade da auto-aceitação

Nos tempos de hoje, e não só hoje como sempre, nos deparamos com uma enxurrada de pressão sobre o que vamos ser, sobre como devemos nos vestir e nos portar.  Todos criam expectativas sobre você, expectativas que muitas das vezes você não quer seguir, mas se vê encurralado, com medo do que os outros vão pensar, com medo de não ser aceito. Parece até bobo e irracional, mas isso acontece com a maioria dos jovens. A sociedade quer que a gente se forme antes dos 25, se case antes de 30 e forme uma família aos 35. Muitos vêem isso como forma de felicidade, e pensam que se não for assim, nada terá dado certo. Mas calma! a vida não tem roteiros, você pode formar uma família antes, pode se casar depois, pode se formar e também não pode. Você pode não se casar, não ter filhos e tá tudo bem! Você não é obrigado a nada, a não ser viver a sua vida do jeito que quer. Não se sinta pressionado porque fulano diz que se você não se formar não será bem sucedido, pois uma faculdade não é garantia de nada. A garantia de uma vida feliz é ter uma mente saudável e feliz, o resto é consequência.
A dificuldade vem também sobre a questão da aparência, e isso não é um problema exclusivo dos jovens. Quem nunca ouviu "nossa, mas a fulana ta gorda né? Nossa, ela não se cuida". Nós somos obrigados a estar sempre bem vestidos (de acordo com o que a sociedade acha bonito, e não o que você gosta tá?), cabelos de acordo (cacheado não, cacheado tem aspecto de cabelo descuidado - ironia), no caso das mulheres, depilação em dia, se não você é descuidada, peso baixo sempre. É difícil para quem não quer estar nesses padrões, ou que muitas das vezes não consegue se encaixar nisso, pois somos diariamente obrigados a engolir comentários ofensivos, que muitas das vezes mexem com nosso psicológico, que nos deixam para baixo e sem autoestima. Aquela tia que te critica também pode ter passado por isso, o problema é que provavelmente se esqueceu o quanto aquilo machuca, ou ignora esse fato e acha que está tudo bem te criticar por coisas que você não tem controle, ou simplesmente não quer seguir. Eu costumo pensar que ela está descontando as frustrações dela em uma outra pessoa, que era aquilo que ela queria para vida dela e não teve.
Todos nós temos que pensar bem antes de fazer qualquer comentário, pois podemos estar prejudicando psicologicamente alguém, e acredite, por mais que a pessoa não demonstre, ela pode estar sim muito ferida e magoada com aquilo. E nós que somos constantemente confrontados com esses comentários, não podemos nos deixar abalar, eu sei, é muito difícil isso, mas temos que nos posicionar diante disso, não nos calar quando isso acontece, e eu não digo para ser mau educado e ignorante, mas fazer a pessoa refletir sobre o porque aquilo é correto seria legal.
Tudo isso contribui para que nós acreditemos que estamos errados, ou que não nos encaixamos nos padrões, e muitas vezes não nos encaixamos mesmo. Mas, isso mexe muito com a mente, parece que nunca somos bons o suficiente, e é ai que eu vejo um problema. Toda cobrança, o pensamento ruim sobre nós mesmos, a baixa autoestima pode virar uma doença: depressão. A dificuldade de se aceitar, ouvir tudo o que as pessoas pensam sobre você, isso pode ser um gatilho enorme, um fardo imenso para pessoas emocionalmente frágeis. Eu sempre digo, o mundo seria bem melhor se cada um cuidasse da sua vida, isso para mim é a chave da felicidade mundial. Nós jovens, que somos o futuro, vamos parar e repensar nessas atitudes, vamos nos policiar para nao reproduzir esse tipo de coisa que só nos adoece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha LInha Routine Hinode.

Sim! Outra resenha Hinode rsrs já deu pra perceber que fiz uma compra pelo catalogo da marca não é? E os produtos de hoje, são a linha de cu...